quinta-feira, 20 de agosto de 2015

PNHR para familias do Credito Fundiário do RN



ARCA Potiguar inicia discussão com a SEARA acerca do acesso das famílias do Programa de Crédito Fundiária ao PNHR.
 
Na tarde da quarta-feira (19) a ARCA Potiguar – Associação de Apoio as Cidades, Comunidades e Assentamentos do Semiárido Nordestino, representada por Pryscylla Rayanny Lima Vieira (Coordenadora Institucional) e Giuzelio Lobato de Melo (Coordenador de Projetos) juntamente com Ivanildo Fernandes (vice-prefeito de Caraúbas), iniciaram discussão com a Secretaria de Estado de Reordenamento Agrário - SEARA, na pessoa do Secretário de Estado Raimundo Costa e João Vicente, gerente do Programa de Credito Fundiário.

A ARCA Potiguar que é uma entidade fundada em 2006 e que já acumula expertise na elaboração e execução de projetos habitacionais, em particular no Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR visa firmar parceria com a SEARA para elaboração e execução de projetos para as famílias assentadas pelo Credito Fundiário no RN.

No estado do Rio Grande do Norte o Programa Nacional de Credito Fundiário – PNCF, tem cerca de 6.000 famílias assentadas, sendo que destas 20% ainda não dispõe de moradia e 80% vivem em unidades habitacionais em  condições de habitabilidade com dificuldades, o que justifica a urgência de que estas famílias sejam beneficiadas com reformas e melhorias de suas casas através do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR/Ministério das Cidades, que é operado pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

A ideia inicial é começar os primeiros projetos pelas regiões que hoje tem uma maior concentração de famílias, como o território Sertão do Apodi, desta forma o vice-prefeito de Caraúbas, Ivanildo Fernandes, já participou da primeira conversa com a SEARA pleiteando que o município de Caraúbas esteja entre os primeiros a serem atendidos com esta política habitacional do Governo Federal, aqui no estado com a interveniência da SEARA.
 

Com a publicação da Portaria Interministerial Nº 345, de 25 de junho de 2015, passa a ser incluso os agricultores familiares beneficiários do Fundo de Terras e da Reforma Agrária, do Programa Cédula da Terra e Banco da Terra entre os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida Rural - PNHR.
 
Raimundo Costa, Secretário da SEARA disse: “Preocupa-me muito ver o universo de famílias do Credito Fundiário que ainda não foram atendidas com esta importante política habitacional”.

“Hoje temos no mínimo 4.500 que precisam de reformas de suas casas. Diferente dos assentados do INCRA que já receberam crédito reforma por no mínimo duas vezes, no Crédito Fundiário isso ainda não aconteceu. Faremos aqui no estado o possível para que em breve nossas famílias do PNCF sejam beneficiadas. Para isso vamos começar a trabalhar com a priorização de áreas e elaboração dos projetos para apresentação aos agentes operadores, como Caixa Econômica e Banco do Brasil”, finalizou o secretário Raimundo Costa.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário